Uma das marcas mais presentes e evidentes do envelhecimento é o excesso de pele e flacidez nas pálpebras, passando geralmente um aspecto triste e cansado, podendo até mesmo prejudicar a visão.

Acomete tanto homens como mulheres, geralmente após os 40 anos. Pelos bons resultados a blefaroplastia (cirurgia de pálpebrasse tornou um dos procedimentos mais realizados na cirurgia plástica. Vale lembrar que após a cirurgia é essencial se cuidar para diminuir a ação agressiva dos fatores que levaram ao desgaste da pele e tecidos da face, podendo citar entre eles a exposição excessiva ao sol, o tabagismo e o estresse.

O Procedimento

A blefaroplastia leva cerca de 1 hora, mas comumente ela é associada a outros procedimentos. Na pálpebra superior é realizada a ressecção de pele excedente, com a colocação da cicatriz no local do sulco natural da pálpebra. Dependendo da indicação pode ser necessária a retirada parcial de bolsas gordurosas para um melhor resultado.
Na blefaroplastia da pálpebra inferior pode-se fazer a abordagem interna, externa ou associação das duas dependendo da indicação de retirada de pele e de bolsas gordurosas. Quando realizada isoladamente não requer internação. No caso de associação com outra cirurgia normalmente há a necessidade de internação.

O pós-operatório

Edema é comum nos primeiros dias, mas com redução importante até o 4º dia. O uso adequado de compressas geladas nessa fase é importante. As equimoses (manchas arroxeadas pós-operatórias) podem ocorrer mas são reabsorvidas nas primeiras semanas. Cuidados pós-operatórios Nos primeiros 2 dias é importante manter sempre a cabeceira elevada para diminuir o edema. Uma dica é colocar travesseiros, mantendo sempre a cabeça em uma altura superior à do coração. Os pontos são retirados entre 3º e 4º dias de pós-operatório. Deve-se evitar qualquer exposição ao sol enquanto houver algum sinal de equimose (mancha pós-operatória). Depois desse período deve-se utilizar o protetor solar sempre que houver exposição mesmo que rápida. Essas orientações representam uma visão geral e poderão mudar dependendo do caso. Todas as dúvidas devem ser completamente esclarecidas nas consultas que antecedem a cirurgia.

Todo procedimento cirúrgico traz riscos que independem do adequado cuidado cirúrgico como infecção, seroma, contratura, hematoma entre outros. Todos os riscos e possíveis complicações devem ser discutidos nas consultas que antecedem a cirurgia. Converse com seu cirurgião e informe-se através dos vídeos e artigos.

Busque sempre um Cirurgião Plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e experiente em Cirurgias de Face.

Marque uma consulta conosco e esclareça suas dúvidas. Descubra se essa cirurgia é para você.

Dr. Cristiano Fleury

Entre em Contato pelo nosso Whatsapp para esclarecer suas dúvidas e marcar uma consulta. Aguardamos seu contato.