O acúmulo de pele e subcutâneo na região posterior dos braços é uma conseqüência da ação da gravidade com o passar dos anos, podendo também se dar por oscilações no peso corporal. Representa muitas vezes um grande desconforto ao paciente. A cirurgia de braquioplastia visa reestabelecer o adequado contorno dos braços com a retirada de excesso de pele e tecido subcutâneo.

Cada vez mais esse procedimento é realizado, fazendo parte integrante das cirurgias plásticas realizadas após cirurgias bariátricas (redução de estômago). As técnicas para a realização dessa técnica vem evoluindo muito nos últimos anos, sendo em muitas vezes associada à lipoaspiração dos braços. Quando há a necessidade da retirada de pele as cicatrizes são inevitáveis, sendo maiores quanto maior o excesso de pele. As cicatrizes ficam colocadas na face interna do braço, onde são menos perceptíveis.

Todo procedimento cirúrgico traz riscos que independem do adequado cuidado cirúrgico como infecção, seroma, contratura, hematoma entre outros. Todos os riscos e possíveis complicações devem ser discutidos nas consultas que antecedem a cirurgia. Converse com seu cirurgião e informe-se através dos vídeos e artigos.