Otoplastia á a cirurgia indicada para correção de distorções na orelha, tendo sua mais comum indicação nos casos de orelhas proeminentes. As orelhas já tem grande parte de sua formação completada aos 4 anos de idade e muitas vezes essas cirurgias são indicadas em crianças à partir dessa idade. O objetivo é reorganizar a estrutura e ângulos de dobra das orelhas, podendo associar ressecções parciais da cartilagem, buscando um melhor posicionamento da mesma em relação à face.

A cicatriz usualmente fica localizada atrás da orelha de modo bem disfarçado. A cirurgia leva cerca de 2 horas, podendo ser realizada sob anestesia geral ou anestesia local associada a sedação por via endovenosa. Dependendo do problema a ser corrigido pode ser necessário um maior período operatório.

Normalmente essas cirurgias são realizadas em regime ambulatorial ( sem internar) ou com 1 dia de internação. Todo procedimento cirúrgico carrega um certo risco de complicações mas a cirurgia para otoplastia é um método reconhecido e largamente utilizado com bons resultados e segurança. Entre as possíveis complicações podemos citar:hematoma, infecção e algum grau de alteração na anatomia da orelha.

Orientações pré-operatórias

Deve-se suspender pelo menos dez dias antes da cirurgia: Aspirina (AAS), Ginko biloba e vitamina E.Todas as outras medicações e fitoterápicos em uso devem ser discutidos com o cirurgião e o clínico nas consultas que antecedem a cirurgia. O cigarro deve ser evitado de um mês antes da cirurgia até pelo menos um mês após o procedimento. Todas as doenças, cirurgias prévias e alergias devem ser comunicadas ao cirurgião e ao clínico.

Todo procedimento cirúrgico traz riscos que independem do adequado cuidado cirúrgico como infecção, seroma, hematoma entre outros. Todos os riscos e possíveis complicações devem ser discutidos nas consultas que antecedem a cirurgia. Converse com seu cirurgião e informe-se através dos vídeos e artigos.

Entre em contato e marque uma consulta: (61) 3244-1603

cirurgia das orelhas brasilia df

cirurgia orelha de abano

cirurgia de orelha brasilia df